DIQUE DO FINO.

14-11-2010 19:03

 O Córrego do Fino, secou há mais de duas décadas.

As 45 familias que moram as margens desse córrego seco; são abastecidas de água por caminhões pipas, de 15 em 15 dias. Mas esse calendário normalmente não é respeitado; muitas vezes por falta de manutencão nos caminhões ou intervencões políticas.

No mês de agosto, Ativista da ACAI, estiveram na localidade e propuseram a construcão de um DIQUE para contencão de águas pluviais, o que foi aceito por membros da comunidade. No dia 17/08/2010  deram inicio a implantacão do projeto que foi concluído no inicio do mês de outubro.

Devido as dificuldades, principalmente da falta de água pra fazer concreto, e de cimento para erguer uma estrutura mais reforcada; quando das primeiras chuvas houve rompimento de parte da estrutura, fato que não desabona nossa iniciativa.

Mesmo com o ocorrido, o volume de água retida atende as necessidades dos moradores na lida com as criacões, que antes não tinha onde saciar a sede.

No momento estamos mobilizando recursos para recuperacão do DIQUE do Fino, com estimativa de custos em  R$6.000,00.

Como disse "Seu Norberto", no momento em que rompeu parte do Dique: Sou brasileiro... Não desisto nunca. 

Em breve esperamos relatar a historia dessas familias, que sobrevivem dependentes da boa vontade dos políticos, para terem água e continuar a sobreviver.

Evandino A. Eneias.

14/11/10

 

Voltar